quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Fim de ano, jogos com a galera... Vai um Detetive? Not

Fim de ano, férias, feriados... A família se junta, os amigos se reúnem e surge aquele momento ideal para um jogo de galera. Nessas horas alguém sempre lança um "vamos jogar detetive"?
Para quem não sabe, não estamos falando do "Coronel Mostarda com o Candelabro na Biblioteca", mas daquele "Detetive" onde as pessoas se sentam numa roda, escreve-se um papelzinho com a palavra "Detetive", um com a palavra "Assassino" e o resto com a palavra "Vítima". Os papéis são sorteados e o jogo começa. O "Assassino" deve piscar um dos olhos discretamente para "matar" as vítimas, as vítimas ficam de bobeira esperando serem mortas ou salvas, e o "Detetive" deve descobrir quem é o assassino e dar voz de prisão antes que ele mate todo mundo.
É um jogo clássico de galera que rendia boas risadas, mas ninguém mais aguenta. Principalmente porque as "Vítimas" não jogam, ficam só ali, esperando serem abatidas, e quando morrem saem do jogo mais cedo. (Sem contar que quem, como eu, não sabe piscar, tem problemas para jogar isso!!)
Existe um outro jogo parecido chamado "Máfia" que é bem mais interessante que o detetive mas que também elimina jogadores durante a partida, desunindo os azarados que resolvem jogar videogame, ver TV etc, enquanto o jogo não termina.
Mas será que não existe uma opção mais interessante de um jogo de galera rápido, fácil de ensinar, divertido e que ninguém seja eliminado?

Sim! E esse é o Resistance.
O Resistance é um jogo de espionagem, onde alguns são da Resistência, e outros, espiões infiltrados. No inicio do jogo são distribuídas cartas com os personagens (azuis são da resistência, vermelhos são os espiões). Todos fecham os olhos e apenas os espiões abrem, se reconhecem, fecham novamente, então todos abrem os olhos e o jogo começa.
Há um comandante rotativo que escolhe pessoas para irem em uma missão. Se ele for da resistência, tentará não enviar nenhum espião, se for espião enviará um ou ele próprio para sabotar a missão.
Os escolhidos recebem uma carta indicando sucesso e outra indicando falha da missão. Votam, as cartas são embaralhadas (para não indicar quem sabotou) e abertas. Se tiver pelo menos um voto de falha a missão foi sabotada e os espiões ganham um ponto. Se não, a resistência ganha.
Ganha o grupo que conseguir a maioria de pontos. O jogo tem, no máximo, cinco rounds, mas pode acabar até mesmo no terceiro se uma das equipes vencer os três primeiros.

O bacana do Resistance é que, além de ser muito divertido e empolgante, permite um numero grande de jogadores, não elimina ninguém durante o jogo e é rápido. Outro ponto importante é que todos os jogadores tem o que fazer: a resistência precisa descobrir quem são os espiões para tirá-los das missões, e os espiões precisam ser dissimulados para sabotar as missões sem levantar suspeitas para si. Pode-se falar a vontade, acusar os outros, se defender, usar de lógica ou apelar para o lado emocional, só não vale revelar quem você é.
Normalmente quando jogamos, vamos emendando uma partida em outra, porque acaba rápido e ainda estamos empolgados. É muito divertido ser espião, muito desafiador ser da resistência, e o jogo consegue ser interessante tanto com o mínimo quanto com o máximo de jogadores, tendo apenas algumas diferenças de nível de dificuldade para um ou outro lado.
"Resista" a ideia de jogar Detetive e experimente Resistance, depois me conte como foi.

P.S.: Para quem gostou da sugestão mas não tem como comprar o Resistance (que é importado), amanhã vou escrever um novo post explicando como fazer facilmente as cartas do jogo usando apenas papel e caneta (ou um baralho comum), com o link das regras. Daí ninguém vai ter mais desculpas para jogar "Detetive"! - assim espero ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário